A maneira como a informação é «arquivada» na memória é condicionada pelas alterações hormonais provocadas pelos contraceptivos orais.
As mulheres que os tomam regularmente recordam, de um mesmo incidente, aspectos diferentes daqueles que são lembrados pelas mulheres que não tomam a pílula.
As primeiras tendem a recordar com mais intensidade o impacto emocional de um acontecimento, enquanto as segundas lembram-se de mais pormenores objectivos.
É a conclusão de um estudo realizado na Universidade da Califórnia. Os investigadores afirmam que a explicação está na redução das hormonas estrogénio e progesterona, induzida pela pílula. Estas hormonas interferem com a actividade do lado esquerdo do cérebro afectando, assim, a capacidade de memorizar de forma lógica.
Não se trata de um défice na capacidade de memorizar, mas uma alteração no tipo de informação memorizada.
Os investigadores alertam ainda para a necessidade de estudar mais a fundo o impacto dos contraceptivos orais a nível cognitivo, tendo em conta que mais de 100 milhões de mulheres a tomam todos os dias.
-Fonte-
Quase sempre onde há fumaça, há fogo! Então, as mulheres tem que cuidar.
ResponderEliminarHEIN??? Parece que há uma contradição aqui... se, segundo o texto do link "http://www.pedranavesicula.com.br/pedra-na-vesicula-causas.htm", o excesso de estrogêncio CAUSA a pedra na vesícula, e segundo o texto acima, a perda de memória é causada "na redução das hormonas estrogénio e progesterona, induzida pela pílula", então como a pílula pode causar pedra na vesícula, se ela REDUZ o hormônio estrogênio? Esclareçam, por favor.
ResponderEliminar"Os investigadores alertam ainda para a necessidade de estudar mais a fundo o impacto dos contraceptivos orais a nível cognitivo, tendo em conta que mais de 100 milhões de mulheres a tomam todos os dias."
EliminarEsta citação me parece uma bela forma de dizer que vc não faz a mínima idéia. :)
EliminarSua citação não esclarece nada, nem responde a minha pergunta.
Eliminar"Esta citação me parece uma bela forma de dizer que vc não faz a mínima idéia. :)"
EliminarIsso mesmo. ;)
"Sua citação não esclarece nada, nem responde a minha pergunta."
De facto, não esclarece nem responde. Lamento. Mas quando não sei, não sei.
Respondi-lhe como autor do blogue, não deste texto. A questão, parece-me, é esta: mais de 100 milhões de mulheres tomam contraceptivos orais todos os dias; os cientistas desconhecem em profundidade os impactos e efeitos colaterais, malefícios, da ingestão de contraceptivos orais. Daí a minha citação.
Obrigado.
Eu te agradeço a sinceridade e educação da resposta. Entendi agora o ponto principal de sua questão. No mais, que Deus te abençoe, e ao seu site, nesta luta contra o aborto. Um abraço!
EliminarObrigado pelo apoio ao blogue. Que Deus o abençoe também.
Eliminar