terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pílula contraceptiva afecta memória das mulheres

A maneira como a informação é «arquivada» na memória é condicionada pelas alterações hormonais provocadas pelos contraceptivos orais.

As mulheres que os tomam regularmente recordam, de um mesmo incidente, aspectos diferentes daqueles que são lembrados pelas mulheres que não tomam a pílula.

As primeiras tendem a recordar com mais intensidade o impacto emocional de um acontecimento, enquanto as segundas lembram-se de mais pormenores objectivos.

É a conclusão de um estudo realizado na Universidade da Califórnia. Os investigadores afirmam que a explicação está na redução das hormonas estrogénio e progesterona, induzida pela pílula. Estas hormonas interferem com a actividade do lado esquerdo do cérebro afectando, assim, a capacidade de memorizar de forma lógica.

Não se trata de um défice na capacidade de memorizar, mas uma alteração no tipo de informação memorizada.

Os investigadores alertam ainda para a necessidade de estudar mais a fundo o impacto dos contraceptivos orais a nível cognitivo, tendo em conta que mais de 100 milhões de mulheres a tomam todos os dias.

-Fonte-

8 comentários:

  1. Quase sempre onde há fumaça, há fogo! Então, as mulheres tem que cuidar.

    ResponderEliminar
  2. HEIN??? Parece que há uma contradição aqui... se, segundo o texto do link "http://www.pedranavesicula.com.br/pedra-na-vesicula-causas.htm", o excesso de estrogêncio CAUSA a pedra na vesícula, e segundo o texto acima, a perda de memória é causada "na redução das hormonas estrogénio e progesterona, induzida pela pílula", então como a pílula pode causar pedra na vesícula, se ela REDUZ o hormônio estrogênio? Esclareçam, por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os investigadores alertam ainda para a necessidade de estudar mais a fundo o impacto dos contraceptivos orais a nível cognitivo, tendo em conta que mais de 100 milhões de mulheres a tomam todos os dias."

      Eliminar
    2. Esta citação me parece uma bela forma de dizer que vc não faz a mínima idéia. :)

      Eliminar
    3. Sua citação não esclarece nada, nem responde a minha pergunta.

      Eliminar
    4. "Esta citação me parece uma bela forma de dizer que vc não faz a mínima idéia. :)"

      Isso mesmo. ;)

      "Sua citação não esclarece nada, nem responde a minha pergunta."

      De facto, não esclarece nem responde. Lamento. Mas quando não sei, não sei.

      Respondi-lhe como autor do blogue, não deste texto. A questão, parece-me, é esta: mais de 100 milhões de mulheres tomam contraceptivos orais todos os dias; os cientistas desconhecem em profundidade os impactos e efeitos colaterais, malefícios, da ingestão de contraceptivos orais. Daí a minha citação.

      Obrigado.

      Eliminar
    5. Eu te agradeço a sinceridade e educação da resposta. Entendi agora o ponto principal de sua questão. No mais, que Deus te abençoe, e ao seu site, nesta luta contra o aborto. Um abraço!

      Eliminar
    6. Obrigado pelo apoio ao blogue. Que Deus o abençoe também.

      Eliminar

Se vai comentar para defender a legalização do aborto veja primeiro este video. Caso mantenha a decisão de comentar para apoiar a legalização da matança dos fracos e inocentes, escusa de perder tempo. O seu comentário não será publicado.

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...